(37ª Mostra de Cinema em SP – Filme #1 – Providence)

Providence não é o filme mais tranquilo de se assistir. Ele experimenta de uma narrativa baseada no fluxo de pensamento de um escritor problemático à beira da morte. Ou seja, imagine que o roteiro é basicamente um esboço de algum livro do Kerouac ou do Bukowski, com todas as ideias jogadas ali. Isso pode ser complicado de acompanhar, até porque há nenhuma ou pouca ligação entre uma cena e outra. Mas considerando que esse é um recurso narrativo utilizado durante o filme todo, assim que você se acostuma fica até mais fácil de acompanhar. Mas convenhamos que, até lá, o ritmo é bastante lento e indigerível.

Ainda sobre o storytelling, um fator interessante é a questão da narração. A voz do escritor se confunde com a voz dos personagens, e às vezes até quebra a barreira que separa o criador das criaturas. Essa é uma ferramenta interessante que entrelaça ainda mais as duas histórias, a “interior” e a “exterior”, por assim dizer. Aliás, a narração me lembra em algumas partes o Bastion, um dos melhores jogos que já joguei. E é justamente a narração do Bastion que fez com que eu me interessasse por ele, e isso é exatamente o que acontece com Providence também.

Outro ponto forte do Providence é a sua fotografia. Ela se apresenta num misto entre o concreto e o etéreo, resolvendo-se de forma bastante bonita. Algumas cenas trabalham planos bastante incomuns, e somados à bela fotografia, o resultado é bastante cativador.

No geral, Providence é um filme que é muito bonito, com uma narrativa incomum, mas um pouco difícil de ser acompanhado. Como eu disse no primeiro parágrafo, ele é bastante experimental em termos de storytelling, o que acaba por torná-lo bastante lento de ritmo. Mas superado isso, a experiência final é bastante interessante, um exercício inteligente de percepção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s