37ª Mostra de Cinema em SP – Filme #6 – Nathan, o Sábio

Quando surgiu a oportunidade de assistir esse filme na Mostra, eu logo me empolguei. Digo, o valor histórico dele é gigantesco, uma vez que foi um filme em que “todas” as cópias foram destruídas. Aspas porque, obviamente, pelo menos uma cópia foi resgatada, mas apenas 80 anos depois do seu lançamento. E essa “extinção” da película em questão se deu por que Nathan, o Sábio, é um filme cujo personagem principal é um judeu, e o filme estava em exibição na Alemanha Nazista. A matemática aqui não é complicada.

Lançado como um “filme da Humanidade”, por mostrar de certa forma o desenvolvimento da paz e do respeito entre cristãos, islâmicos e judeus, é interessante ver esse filme no meio de tantas pessoas e num clima tão positivo. É, eu ainda não expliquei a sessão em questão, mas ela ocorreu ao ar livre, no meio do Parque do Ibirapuera, e com a Orquestra da Petrobrás realizando a trilha sonora. Uma experiência indescritível e extremamente bela, algo único e que PRECISA ser vivido por qualquer fã de cinema ou música pelo menos alguma vez na vida.

Alguns dos destaques do filme se baseiam especialmente nas questões técnicas. A fotografia, um ponto fortíssimo do Expressionismo Alemão, é caracterizada de uma maneira belíssima aqui, com cenas que envolvem conceitos não muito comuns na época. Parece, em certos momentos – como nas batalhas, por exemplo -, uma fotografia bastante atual. Além da fotografia, há também o figurino, de uma beleza de encher os olhos.

Eu já considero Nathan, o Sábio, um dos meus filmes favoritos desse período do cinema. Além de tê-lo presenciado pela primeira vez numa experiência inigualável, a mensagem e o simbolismo apresentados no filme são geniais e inspiradores. A forma como o preconceito e a intolerância religiosa são revertidos e, de certa forma, superados aqui é bastante interessante. Ele merece ser assistido? Claro que sim! Uma pérola perdida da História do cinema, que pelas graças divinas foi recuperada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s