37ª Mostra de Cinema em SP – Filme #7 – Trem Noturno Para Lisboa

A história de Night Train to Lisbon é boa. Raimund Gregorius, um professor de Bern, Suíça, toma um trem noturno até Lisboa para conhecer o autor de um livro que ele encontrou por acaso num dia comum da sua vida, e que a mudou completamente. O problema é que ela precisa de ganchos muito bem construídos, caso contrário falha completamente em seu propósito.

O filme dirigido por Bille August consegue construir bem esses ganchos. Num geral, você consegue se levar pela narrativa apresentada aqui. Porém os roteiristas Greg Latter e Ulrich Herrmann falham em definir algumas motivações de certos personagens. Coisas como aprofundar o motivo de Gregorius ter pego o trem com tanto ímpeto, ou as conversas com Catarina Mendez… não sei, mas falta alguma coisa para ficar convencido de que aquilo era real. Acho que essa é uma grande falha do filme, que, caso fosse contornada, poderia trabalhar para torná-lo excelente.

Apesar dessa minha chatice com o desenvolvimento da história, o filme não é ruim. MUITO pelo contrário. Ele é bem “polido”, inclusive. A disciplina técnica apresentada aqui é muito boa, e vemos um bom trabalho na execução de todos os elementos técnicos e nas atuações. E falando em atuações, eu realmente fiquei impressionado com a oferecida pela Mélanie Laurent. A pronúncia dos nomes em português que ela apresenta não chegam a ser tão maçantes, e os olhares e gestos dela estão muito bons aqui. Uma atuação que merece atenção.

E após ser presenteado com cenas cinematograficamente impecáveis, como a apresentada em Finisterra, eu fico triste de não ter visto motivações melhores criadas aqui. Digo, se o filme desenvolvesse melhor esse quesito do roteiro, seria um dos meus favoritos de todos os tempos. Mas, mesmo com isso não acontecendo, ele ainda é muito bom. O que só mostra o quão bem ele foi produzido e orquestrado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s