Cine Holliúdy

Cine Holliúdy tinha o potencial pra ser um filme excelente. O protagonista, o plot principal e toda a gama de referências que brotam dos diálogos são muito bem criados, mas o filme peca em encontrar um caminho para apresentar tudo isso.

A história espinhal do filme fala de Francisgleydson, um projetista cinematográfico que se muda pra Pacatuba (Sim, amigos de Sergipe. PACATUBA!) e lá monta o seu próprio cinema, onde ele exibe filmes de “porrada” onde só rola “voadora na pleura”. O nível de referência a clássicos filmes de luta da década de 70, como as obras-primas protagonizadas e interpretadas pelo Bruce Lee, é GIGANTESCO, e fãs desses filmes certamente ficará feliz com o resultado.

Porém o filme não foca somente nessa história espinhal, e desbanda para lados que se tornam até inúteis no filme. O plot se confunde em muitas storylines, muitos momentos desnecessários e momentos realmente brilhantes. Num geral ele é incrivelmente engraçado, mas noutros a falta de rumo do plot acaba deixando tudo muito falso e estranho. Pode-se ler isso como uma referência aos filmes B de luta da década de 70, mas até assim ele acaba ficando forçado e confuso demais. Um ponto negativo que leva a um final mal explicado, mal resolvido e corrido demais, que deixa um ar geral de “Ahn? Esse filme já acabou?”

De pontos positivos, no entanto, o filme está cheio. Personagens engraçadíssimos baseados em arquétipos comuns da cultura do nordeste; a premissa de ser um filme “falado em cearencês, mas dublado em português” também é muito interessante, especialmente por trazer gírias, maneirismos e diálogos extremamente regionalistas; montagem bem construída na maior parte das vezes, especialmente na cena de luta de Francisgleydson no cinema. Coisas assim são excelentes, mas infelizmente o filme se afunda na falta de nexo do plot, deixando muitas situações extremamente fora de contexto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s